quinta-feira, 5 de julho de 2012

Eras Geológicas - Geologia


  1. INTRODUÇÃO
O estudo geomorfológico não pode ser plenamente realizado sem o estudo da História do planeta Terra. Não se trata da História do Homem, mas da História da Natureza. Está é dividida em ‘momentos’, chamados de Eras Geológicas; como a História do Homem é também dividida em momentos, chamados de Idades (Antiga, Média, Moderna, Contemporânea).
Estas cinco eras são subdivididas em períodos; estes, em épocas; estas, em idades e estas, em fases. Ficamos apenas com as cinco eras, que, cronologicamente, são as seguintes: Arqueozóica, Proterozóica, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica.
Alguns autores, ainda falam na Era Azóica, mas, a moderna Geologia já não descreve este momento geológico, o qual foi absorvido pela Arqueozóica.
O estudo dessas eras permitem observar o processo evolutivo do planeta Terra e a inter relação entre os diversos elementos que o formam.
Apresentamos algumas das características dessas eras.
  1. TABELA GEOLÓGICA
http://nr.com.br/acampamento-escolar/files/2010/09/tabela_01.jpg
  1. ERAS ARQUEOZÓICA E PROTEROZÓICA
(PRÉ CAMBRIANA)
Registram os fatos ocorridos há mais de 3,5 bilhões de anos AP (antes do presente). Estes fatos foram:
- Formação dos primeiros escudos cristalinos, a partir da solidificação do magma (surgem as rochas magmáticas). Dentre esses escudos, destacam se a formação do escudo Brasileiro e do Guiano, que formam o nosso embasamento continental;
- Intenso vulcanismo, formando montanhas vulcânicas. Este vulcanismo deve ter sido responsável por uma atmosfera pobre em oxigênio e rica em metano e gás carbônico. Por esta razão, na fase inicial dessa era não se registram a presença de formas de vida, as quais só vêm surgir, na sua fase final, nos oceanos;
- É provável que tenha existido apenas um bloco continental – Pangéia – (segundo Wegener) e, conseqüentemente, um só oceano – Pantalassa;
- Os seres vivos, fitoplânctons, foram os responsáveis pela substituição do gás carbônico pelo oxigênio, através da fotossíntese;
- Na Proterozóica, surgem alguns animais mais simples, como: protozoários e outros invertebrados sem carapaças. No final dessa era, ocorrem as primeiras glaciações no hemisfério Sul.
Essa foi a era da formação inicial dos minérios metálicos, como ferro, manganês, ouro, bauxita, cassiterita. Como apenas 4% do nosso território data dessa Era, as áreas então formadas são importantes por possuírem riquezas metálicas, como é o caso do Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais; a região de Carajás, no Pará; a Serra do Navio, no Amapá; o Maciço do Urucum, no Mato Grosso. Esse longo período formado por essas duas eras é chamado de Pré Cambriano ou Primitivo.
  1. ERA PALEOZÓICA
Ocorreu há cerca de 600 milhões de anos AP (antes do presente). Os principais acontecimentos foram:
- Evolução da vida, surgindo seres mais complexos. É a era dos peixes, entre eles, o tubarão. Surgiram grandes florestas de coníferas, que após terem sido soterradas, deram origem ao carvão mineral, no hemisfério Sul, inclusive no Brasil, que será o combustível da I Revolução Industrial;
- Novas glaciações no hemisfério Sul, as quais deixaram vestígios nas áreas mais meridionais do nosso território, notadamente nas regiões de Taubaté e Itu, no Estado de São Paulo.
  1. ERA MESOZÓICA
É a era da transição, das mudanças nas diferentes formas de vida. Os argumentos da teoria evolucionista de Charles Darwin foram retirados de evidências fossilíferas dessa era.
- Surgem, desaparecem e transforma se diferentes formas de vida vegetais e animais, como é o caso dos Sáurios (Dinos): os animais gigantes que viveram e desapareceram nesse período;
- No Brasil, ocorrem imensas atividades vulcânicas, notadamente no Centro Sul do nosso território. Esses derrames basálticos vão formar, mais adiante, a terra roxa;
- Surge o petróleo, que irá ser o combustível da II Revolução Industrial;
- Ocorre a fragmentação da Pangéia e a migração dos continentes, segundo Wegener.
  1. ERA CENOZÓICA
É a era atual, dividida em dois grandes momentos: o Terciário e o Quaternário.
Os fatos mais desse período foram:
- A formação das grandes cadeias de montanhas da atualidade (Dobramentos Modernos), como os Alpes, na Europa; os Andes, na América do Sul; as Rochosas, na América do Norte; o Himalaia, na Ásia e a Cadeia do Atlas, no norte da África;
- Surge o oceano Atlântico com a separação Brasil – África;
- Aparecem os primeiros primatas; é o domínio das mamíferos;
- Desenvolvem se extensas bacias sedimentares;
- Já no Quaternário, devemos registrar o aparecimento do Homem primitivo;
- Ocorrem grandes glaciações no hemisfério Norte alterando os níveis dos oceanos (transgressão e regressão marinhas), mas o fato mais importante foi o aparecimento do Homem e as modificações que ele provoca no nosso planeta;
- A extinção de algumas plantas e animais. Notem se que alguns animais foram extintos em era anteriores, porém, por uma ação trópica, isto é, das leis da natureza. Agora, essas mudanças são antrópicas, isto é, resultam da ação do homem, refletida (pensada) ou não;
- Vegetais são substituídos por cultivos agrícolas; animais têm seu comportamento alterado e até sua estrutura molecular, através da biogenética, para atender aos interesses do Homem. O mesmo se dá com as plantas. Cursos de água são represados ou desviados. Enfim, a natureza passou milhões de anos evoluindo para receber o Homem que passa, na sua ação, a modificá-la, colocando em risco não só a Humanidade mas também, estabilidade do nosso planeta.
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O conhecimento das Eras Geológicas significa, o estuda da História da Natureza, com o propósito de oferecer ao Homem conhecimentos sobre as potencialidades econômicas, recursos naturais, tais como: depósito de água, minerais, melhores ambientes para práticas agrícolas, para construção de represas, catástrofes como terremotos e deslizamentos.

Eras Geológicas - Exercícios


1) Observe o quadro abaixo e assinale a afirmação incorreta entre as alternativas que seguem:


a) os planaltos, de maneira geral podem ser de duas origens, cristalinas ou sedimentares;
b) as bacias sedimentares podem dar origem a dois tipos de relevo: planaltos e planícies;
c) as montanhas, que normalmente apresentam as maiores altitudes, decorrem dos dobramentos modernos tendo sido formadas na era geológica mais recente;
d) na era cenozóica observa-se a formação de todos os tipos de relevo e estrutura geológica que existem sobre a Terra;
e) O Brasil apresenta todos os tipos de relevo apresentados no quadro, mas não apresenta todos os tipos de estrutura geológica.

2) As grandes cadeias montanhosas da superfície terrestre foram formadas principalmente por:

a) acumulação de sedimentos por ação de agentes internos.
b) movimentos da crosta denominados dobramentos.
c) movimentos de massas de rochas provocados por agentes externos.
d) levantamentos da crosta, provocados por vulcanismo.
e) acumulação de sedimentos por ação de agentes externos.

3) No que diz respeito à estrutura geológica brasileira, considere as afirmações abaixo:

I- Há predomínio de bacias sedimentares (64% do território) cuja importância econômica está associada à exploração de jazidas de carvão mineral e petróleo.

II- O derrame vulcânico da era paleozóica que atingiu áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, quando sofre a ação do intemperismo, dá origem a um solo bastante fértil, a terra roxa.

III- Há dois escudos, o brasileiro e o das guianas, onde são encontradas importantes jazidas de minerais, tais como ferro, manganês, ouro, entre outros.

São corretas as informações:

a) todas
b)I e II
c) II apenas
d) II e III
e)III apenas

4) Na última década, várias pesquisas na África e na América do Sul confirmaram a hipótese de que elas formavam um continente no passado. Assinale a alternativa que identifica corretamente a era geológica em que a separação ocorreu e o nome do novo continente que ela gerou.

a) Cenozóica; Pangea.
b) Mesozóica; Gondwana.
c) Pré-Cambriano; Gondwana.
d) Paleozóica; Pangea.
e) Quaternário; Gondwana.

5) No trecho compreendido entre os pontos A e B, na figura, verificam-se as seguintes formas de relevo: planície, planalto em bacia sedimentar, depressão, depressão, planalto em bacia sedimentar e depressão. De acordo com a classificação de Ross (1990), tais formas de relevo correspondem, respectivamente, às unidades do relevo brasileiro indicadas em uma das opções abaixo. Marque-a.


a) Pantanal do rio Guaporé; planalto e chapada dos Parecis; depressão Sul - amazônica; depressão periférica da borda leste do rio Paraná; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão Sertaneja - São Francisco.
b) Pantanal Mato-Grossense; planaltos e chapadas da bacia do Paraná, depressão do Araguaia - Tocantins; depressão do Tocantins; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão Sertaneja - São Francisco.
c) Pantanal Mato-Grossense; planaltos e chapadas da bacia do Paraná; depressão Cuiabana; depressão Araguaia - Tocantins; planaltos e chapadas do Parnaíba e depressão do rio Miranda.
d) Pantanal do rio Guaporé; planaltos e chapadas da bacia do Paraná; depressão Cuiabana; depressão do Tocantins; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão Sertaneja - São Francisco.
e) Pantanal Mato-Grossense; planalto e chapadas dos Parecis; depressão do Araguaia - Tocantins; depressão do Tocantins; planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba e depressão do rio Miranda.

6) (UFAP) Observe atentamente o mapa.



(Adaptado de ROSS, Jurandyr L. S. In:MIRANDA, Leodete e AMORIM, Lenice. Atlas Geográfico. Cuiabá: Entrelinhas, 2001, p. 7.)

Sobre a classificação do relevo brasileiro proposta por Ross, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Considera planaltos, planícies e depressões como formas de relevo que se destacam regionalmente.
b) Dentre as classificações de relevo que abrangem todo o território brasileiro, a de Ross foi a terceira a ser apresentada.
c) Conforme essa classificação, as depressões são superfícies do relevo que ficam situadas altimetricamente acima das planícies.
d) De acordo com Ross, o território do estado de Rondônia apresenta depressões, planícies e planaltos.
e) Está baseada apenas nos critérios morfoclimáticos e morfoesculturais.

Gabarito:
1) D
2) B
3) A
4) B
5) B
6) E 


quarta-feira, 4 de julho de 2012

Lançamento Oblíquo e Horizontal (Exercícios de Física)

1) (CEFET) Uma bola de pingue-pongue rola sobre uma mesa com velocidade constante de 2m/s. Após sair da mesa, cai, atingindo o chão a uma distância de 0,80m dos pés da mesa. Adote g= 10 m/s², despreze a resistência do ar e determine:
a) a altura da mesa.
b) o tempo gasto para atingir o solo.

2) (STA CASA-SP) Um canhão, em solo plano e horizontal, dispara uma bala, com ângulo de tiro de 300 . A velocidade inicial da bala é 500 m/s. Sendo g = 10 m/s2 o valor da aceleração da gravidade no local, qual a altura máxima da bala em relação ao solo, em km?

3) (PUCC-SP) Calcular o alcance de um projétil lançado por um morteiro com velocidade inicial de 100 m/s, sabendo-se que o ângulo formado entre o morteiro e a horizontal é de 300. Adotar g = 10 m/s2 .

4) (OSEC-SP) Um corpo é lançado obliquamente para cima, formando um ângulo de 300 com a horizontal. Sabe-se que ele atinge uma altura máxima hmáx = 15 m e que sua velocidade no ponto de altura máxima é v = 10 m/s. Determine a sua velocidade inicial. Adotar g = 10 m/s2 .

5) (FEI-SP) Um objeto voa numa trajetória retilínea, com velocidade v = 200 m/s, numa altura H = 1500 m do solo. Quando o objeto passa exatamente na vertical de uma peça de artilharia, esta dispara um projétil, num ângulo de 600 com a horizontal. O projétil atinge o objeto decorrido o intervalo de tempo Dt. Adotar g = 10 m/s2. Calcular a velocidade de lançamento do projétil.

6) (FEI-SP) Calcular o menor intervalo de tempo t em que o projétil atinge o objeto, de acordo com os dados da questão anterior.

7) (PUCC-SP) Um avião, em vôo horizontal, está bombardeando de uma altitude de 8000 m um destróier parado. A velocidade do avião é de 504 km/h. De quanto tempo dispõe o destróier para mudar seu curso depois de uma bomba ter sido lançada ? (g = 10 m/s2 ).

8) (F.C.CHAGAS-SP) Um avião precisa soltar um saco com mantimentos a um grupo de sobreviventes que está numa balsa. A velocidade horizontal do avião é constante e igual a 100 m/com relação à balsa e sua altitude é 2000 m. 


9) (UF-BA) De um ônibus que trafega numa estrada reta e horizontal com velocidade constante de 20 m/s desprende-se um parafuso, situado a 0,80 m do solo e que se fixa à pista no local em que a atingiu. Tomando-se como referência uma escala cujo zero coincide com a vertical no instante em que se inicia a queda do parafuso e considerando-se g = 10 m/s2, determine, em m, a que distância este será encontrado sobre a pista.

10) (CESGRANRIO-RJ) Para bombardear um alvo, um avião em vôo horizontal a uma altitude de 2,0 km solta a bomba quando a sua distância horizontal até o alvo é de 4,0 km. Admite-se que a resistência do ar seja desprezível. Para atingir o mesmo alvo, se o avião voasse com a mesma velocidade, mas agora a uma altitude de apenas 0,50 km, ele teria que soltar a bomba a que distância horizontal do alvo?



RESPOSTAS

1) a) 0,8m b) 0,4s 2) 3125 m
3) 870 m 4) 34,6 m/s
5) 400 m/s 6) 4,6 s
7) 40 s 8) 2000 m
9) 8 m 10) 2000 m

SOLUÇÕES
1) b) C1. x=vxt => 0,8=2t => t=0,4 s
a) C2. y=yo+v0y-gt2/2 => 0=yo-5t2 => yo=0,8 m

2) Ymax=(vo sem â)2 /2g = (500.sen 30)2/20 =3125 m

3) xmax=vo2 sen(2â)/g =1002 sen 60 /10 = 870 m

4) Ymax=(vo sem â)2 /2g => 15=vo2 (0,5)2/20 = 34,6 m/s

5) vx=v.cos60 => 200=v.0,5 => v=400 m/s

6) y=yo+v0y-gt2/2 => 1500=0+400.sen60.t – 5t2 dividindo p/5
t2- 40√3.t+300=0 => t1=4,6s e t2=64,6s

7) y=yo+v0y-gt2/2 => 0=8000-5t2 => t=40 s

8) C1. y=yo+v0y-gt2/2 => 0=2000-5t2 => t= 20 s
C2. x=v.t => x=100.20=2000 m

9) C1. y=yo+v0y-gt2/2 => 0=0,80-5t2 => t=0,4s
C2. x=v.t => x=20.0,4=> x=8 m

10) C1. 0=200-5t2 => t=20s
C2. v=x/t=4000/20=200 m/s
C3. 0=500-5t2 => t=10s
C4. x=v.t => x=200.10 => x=2000 m

domingo, 1 de julho de 2012

Always ou Forever?

Os dois tem o mesmo significado porém um e utilizado de uma forma ,veja:
  • Always (Sempre,Geralmente)
Da a idéia de algo que ocorre com frequência em sua vida, porém, não ocorre eternamente.
ex: I'm always tired" (eu estou sempre cansado)
My father always goes to church on sunday. (Meu pai sempre vai a igreja no domingo.)

  • Forever (Para sempre)
Indica algo que manterá eternamente, sem interrupção.
Ex: "I wiil love my mother forever" (Eu vou te amar minha mãe sempre.)

Apresentação

Enquanto estive estudando para provas de vestibular e concurso, as vezes eu mim batia muito com alguns assuntos que não conseguia entender, ai entrava na internet para pesquisar e na maioria das vezes as únicas coisas que eu achava era coisa que eu já sábia, então decidir criar esse blog para postar explicações mais detalhadas sobre esses assuntos que me ajuda muito, e pode ser útil a você também.